Cirurgia plástica após a cirurgia bariátrica

Após a perda de peso causada pela cirurgia bariátrica, alguns pacientes podem apresentar excesso e flacidez de pele. Desse modo, a chamada cirurgia reparadora (cirurgia plástica), pode ser necessária.

O objetivo da cirurgia plástica neste contexto é maximizar os efeitos da cirurgia bariátrica, removendo os excessos de pele e contornando o corpo, afim de deixá-lo com proporções adequadas. Estes resultados são de extrema importância, uma vez que podem contribuir para a melhora da qualidade de vida do paciente.

No entanto, uma atenção especial deve ser dada ao estado nutricional dos pacientes bariátricos candidatos a cirurgia plástica, especialmente para aqueles que realizaram procedimentos desbsortivos, como o Bypass Gástrico em Y de Roux.

Antes de passar pela cirurgia plástica, o paciente deve se encaixar em certos criterios, a fim de realizar uma cirurgia segura e obter um pós-operatorio tranquilo e satisfatorio. Assim, o paciente deverá passar por uma avaliação bioquimica, onde será analisado se existe alguma deficiencia nutricional. E ainda será avaliado se está no periodo mais adequado para realizar a cirurgia. É recomendavel que a cirurgia seja feita após a estabilização do peso, o que acontece, em média, após o primeiro ano de pós-operatório.

O paciente deverá ainda receber suplementação adicional de nutrientes, além da rotineira feita para a cirurgia bariátrica. Tais nutrientes incluem proteinas, aminoácidos essenciais, zinco, ferro, vitamina C e vitamina A. Juntos, estes nutrientes irão melhorar o sistema imunológico, melhorar o padrão inflamatorio, prevenir infecções de pele e favorecer a cicatrização após a cirurgia. Desse modo, não deixe de procurar orientação profissional de seu nutricionista e cirurgião antes de se submeter a cirurgia plástica.

Untitled Document
Centro Clínico Via Brasil: SEPS 710/910, Salas 337 / 339 - Brasília - DF. Segunda à Sexta das 08:00h às 18:00h. Tel.: +55 61 3242-7542 / 61 3442-8337 / 61 3442-8389