Pré-operatório

Você deseja ser submetido à cirurgia bariátrica e acabou de sair de uma consulta com o seu cirurgião com vários pedido de exames. Agora você deve se consultar com uma nutricionista da equipe, a mais especializada para te acompanhar durante esta sua nova etapa de vida.

Na primeira consulta com a nutricionista, você será avaliado em relação a:

- seu consumo alimentar habitual por meio de um inquérito alimentar;

- sua composição corporal (como: peso, % de gordura, % massa magra) por meio de um exame chamado Bioimpedância elétrica, que é realizado em uma máquina multifrequencial de oito pontos InBody® 720.

- seu gasto energético por meio de um exame chamado Calorimetria Indireta, que é realizado em uma máquina Fitmate®. Por meio deste exame, você saberá se o seu metabolismo está lento, normal ou rápido. Tal resultado pode influenciar o seu ritmo de perda de peso. Este valor não é fixo, podemos criar estratégias para aumentar o seu gasto calórico e, assim, otimizar a sua perda de peso por meio de uma dieta individualizada prescrita pela nossa equipe.

- exames bioquímicos a fim de detectar possíveis deficiências nutricionais antes da realização da cirurgia bariátrica. É possível encontrar pacientes com anemia, deficiência de vitamina D, deficiência de vitaminas do complexo B, entre outras, podendo essas serem corrigidas ainda no período pré-operatório.

- Avaliação clínico-nutricional, pela qual são detectadas deficiências nutricionais por meio de sinais e sintomas no corpo. Por exemplo: queda de cabelo, fraqueza nas pernas, unhas quebradiças, mucosa hipocorada, etc.

- Após esta avaliação, são feitas metas com os pacientes para que insiram em seu cotidiano hábitos saudáveis que favorecem a perda de peso e o bem estar, e que serão fundamentais para uma boa evolução no período pós-operatório, como: alimentação fracionada de 5 a 6 vezes ao dia, mastigação correta dos alimentos, ingestão adequada de água, diminuição do consumo de alimentos ricos em gordura e açúcar, diminuição do consumo de sucos, refrigerantes e bebidas alcoólicas, entre outras dicas, de acordo com a situação de cada paciente.

Após 15 dias, você irá retornar à clínica para uma consulta com a nutricionista, em que serão expostas dificuldades e evoluções quanto à dieta prescrita e serão feitos ajustes nesta para que a adesão ao tratamento seja melhorada.

- Marcada a cirurgia, você deve retornar à clinica para iniciar uma nova etapa do preparo pré-operatório. Trata-se de uma dieta líquida hipocalórica, que deve ser feita por 15 dias imediatamente anteriores à sua cirurgia. De acordo com nossas experiências cotidianas e alguns estudos, sugere-se que a dieta líquida no pré-operatório favorece uma leve perda ponderal, a redução da gordura abdominal visceral, a diminuição da esteatose hepática (fígado gorduroso), o que leva á diminuição do risco cirúrgico e maior chances de sucesso após a cirurgia.

Na véspera da cirurgia, você deve voltar à sua nutricionista para que ela te oriente quanto à dieta líquida da primeira semana do pós-cirúrgico.

Untitled Document
Centro Clínico Via Brasil: SEPS 710/910, Salas 337 / 339 - Brasília - DF. Segunda à Sexta das 08:00h às 18:00h. Tel.: +55 61 3242-7542 / 61 3442-8337 / 61 3442-8389