Causas da Obesidade

A causa da obesidade é complexa e vai muito além do excesso de ingestão alimentar e sedentarismo. De maneira resumida, o principio da obesidade pode resultar da interação entre genética, ambientel e estilo de vida.

Está cada vez mais claro o fato de que a obesidade presente em alguns indivíduos é causada por genes que levam a uma série de alterações no gasto energético e impulsos de ingestão alimentar. Além disso, existem hipóteses que a regulação de hormônios e do sistema nervoso central estejam intimamente envolvidas na etiologia do problema. Os estudos têm elucidado uma série de alterações neuroendócrinas no organismo do indivíduo obeso que influencia consideravelmente o balanço energético, ou seja, parece estimular um menor gasto energético e uma maior ingestão alimentar, favorecendo assim o ganho de peso.

Além disso, fatores presentes no cotidiano da sociedade atual como ambientes estressantes, privação de sono, empregos sedentários e grande disponibilidade de alimentos calóricos, podem também influenciar no desenvolvimento da obesidade. Nesse mesmo contexto, a obesidade pode ser já estimulada desde a infância, onde o pouco tempo de aleitamento materno e introdução precoce de outros alimentos, parecem também aumentar a chance de obesidade na vida adulta.

Hoje, a Organização Mundial da Saúde já reconhece a obesidade como uma doença, que diminui consideravelmente a qualidade de vida do paciente. E para a obesidade clinicamente grave, não existe nenhum tratamento efetivo a longo prazo, que não seja a cirurgia bariátrica.

Untitled Document
Centro Clínico Via Brasil: SEPS 710/910, Salas 337 / 339 - Brasília - DF. Segunda à Sexta das 08:00h às 18:00h. Tel.: +55 61 3242-7542 / 61 3442-8337 / 61 3442-8389