A Obesidade como doença

Riscos da Obesidade

Obesidade é mais do que um problema com a aparência, é um perigo para a saúde. Milhares de mortes relacionadas à obesidade acontecem todos os anos. Vários problemas médicos graves têm sido relacionados à obesidade, incluindo diabetes tipo 2, doenças no coração, pressão alta e infarto. Obesidade também está relacionada a maiores taxas de certos tipos de câncer. Homens obesos têm maior probabilidade de morrer de câncer de cólon, reto ou próstata. Mulheres obesas têm mais chances de morrer de câncer de mama, útero e ovários.

Outras doenças e problemas de saúde relacionado à obesidade incluem:

  • Cálculo biliar e doença na vesícula biliar.
  • Doença no fígado
  • Osteoartrite, uma doença na qual as articulações se deterioram. Isso pode ser resultado de excesso de peso nas articulações.
  • Gota, outra doença que afeta as articulações.
  • Problemas pulmonares, incluindo apnéia do sono na qual a pessoa para de respirar por curto período de tempo enquanto dorme.
  • Problemas no sistema reprodutivo de mulheres, incluindo infertilidade e irregularidades no ciclo menstrual.

Profissionais da saúde geralmente concordam que quanto mais obesa for a pessoa, maior probabilidade terá de desenvolver problemas de saúde.

Conseqüências sociais e psicológicas

Sofrimento emocional pode ser uma das partes mais dolorosas da obesidade. A sociedade dá importância à aparência física e geralmente associa ser atraente a ser magro, especialmente em mulheres. Essas mensagens fazem as pessoas obesas sentirem-se sem atrativos. Muitos pensam que pessoas obesas são gulosas, preguiçosas ou ambos. Como resultado, pessoas obesas geralmente enfrentam preconceito ou discriminação no mercado de trabalho, escola e eventos sociais. O sentimento de rejeição, vergonha e depressão são comuns.

Fonte: http://www.copacabanarunners.net/riscos-obesidade.html

Untitled Document
Centro Clínico Via Brasil: SEPS 710/910, Salas 337 / 339 - Brasília - DF. Segunda à Sexta das 08:00h às 18:00h. Tel.: +55 61 3242-7542 / 61 3442-8337 / 61 3442-8389