Acompanhamento Nutricional

A presença de um nutricionista clínico dentro de uma equipe multidisciplinar é fundamental no acompanhamento de pacientes bariátricos. Todos os aspectos médicos, psicológicos, nutricionais, físicos e fisioterapêuticos são necessários para ajudar o paciente a ter sucesso com o tratamento cirúrgico para obesidade.

O nutricionista bariátrico pode proporcionar ao paciente uma avaliação nutricional pré-operatória, uma educação adequada assim como os cuidados a longo prazo. Ele é o profissional que entende as conseqüências na absorção e necessidades dietéticas do paciente bariátrico. Ajudar os pacientes a entender esses pontos e ensiná-los como evitar problemas nutricionais com dieta e suplementos podem evitar complicações na sua jornada pós-cirurgia.

Muitos pacientes obesos mórbidos têm algum distúrbio alimentar ou alguma alteração do perfil do padrão alimentar. Na casuística da Gastrocirurgia de Brasília (uma clínica privada especializada em programa de cirurgia bariátrica), encontramos uma prevalência no pré-operatório de 83 % de pacientes com alguma alteração no perfil do padrão alimentar. Desses, 35% formam classificados como comedores de volume (ou binge eating) , 24% eram comedores de doce (pessoas que possuem o hábito de ingerir doces ou líquidos açucarados três ou mais vezes na semana) , 12% foram classificados como snackers (consomem petiscos salgados entre as refeições) e 13% foram classificados como comedores noturnos (consomem mais que 25% da calorias diárias depois do jantar).

É importante avaliar cada paciente antes da cirurgia para entender sua característica individual relacionada à alimentação. Trabalhar nesses comportamentos alimentares ou modificá-los antes da cirurgia pode ajudar a melhorar os resultados cirúrgicos. A origem dessas alterações no perfil do padrão alimentar, especificamente nessa população, deve-se ao uso de dietas inócuas e ineficazes, uso indiscriminado de fármacos para tratamento da obesidade, quadros depressivos, baixa auto-estima e fatores genéticos. O acesso ao suporte e aconselhamento nutricional é importante para ajudar os pacientes bariátricos a se tornarem saudáveis e bem sucedidos. As pesquisas indicam que o suporte nutricional se faz necessário por toda vida e não apenas por um período de 12 a 18 meses após a cirurgia.

Os nutricionistas podem promover reuniões com os pacientes e também aconselhamentos individuais promovendo assim uma assistência adicional durante seu processo de perda de peso. A recidiva da obesidade é uma situação que pode ser esperada em uma doença crônica como a obesidade. É importante ajudar os pacientes a entender que flutuações no peso são normais e perfeitamente aceitáveis. O platô ou até um pequeno reganho de peso fazem parte do processo normal de perda de peso. A ênfase deve ser dada à qualidade de vida, comportamentos saudáveis e estado de saúde versus perda de peso como medida de sucesso. Hábitos alimentares influenciam na velocidade de perda de peso e sua manutenção a longo prazo.

Nutricionistas e psicólogos devem trabalhar lado a lado em pacientes bariátricos com distúrbios alimentares. Psicólogos ajudam pacientes a encontrar habilidades para satisfazer suas necessidades emocionais e espirituais, nutricionistas ajudam os pacientes a aprender a efetivamente nutrir suas mentes e corpos de modo que tenham energia para lidar com seus aspectos emocionais, físicos e psicológicos. Comunicação entre psicólogo e nutricionista é essencial para tratar cada paciente como um indivíduo.

Cada membro da equipe tem um papel importante no cuidado do paciente bariátrico. Deixar de lado qualquer aspecto é como eliminar um grupo alimentar da pirâmide dos alimentos. Cada alimento tem algo a nos oferecer para manter nosso equilíbrio químico e metabólico. Remover um grupo alimentar faz a pirâmide ficar torta e desequilibrada. Nutricionistas podem fazer a diferença no resultado da cirurgia bariátrica . Ensinar os pacientes no preparo dos alimentos e a importância da variedade na dieta, ajudá-los a ter um melhor relacionamento com a comida , e educá-lo sobre as quantidades apropriadas e tipos de suplementos necessários para o seu procedimentos bariátrico particular , irá ajudá-los a ter sucesso por toda a vida.

Dra Silvia Leite (Nutricionista da Gastrocirurgia de Brasília / Mestre em Nutrição Humana pela Universidade de Brasília).

Untitled Document
Centro Clínico Via Brasil: SEPS 710/910, Salas 337 / 339 - Brasília - DF. Segunda à Sexta das 08:00h às 18:00h. Tel.: +55 61 3242-7542 / 61 3442-8337 / 61 3442-8389