Importância do Acompanhamento Nutricional após a cirurgia bariátrica

A cirurgia funciona como uma importante ferramenta para a perda de peso. Mas como toda ferramenta, precisa ser bem usada. Nesse sentido, tem-se a importância do acompanhamento nutricional após a cirurgia. As cirurgias bariátricas do tipo disbsortivas, como o Bypass Gástrico em Y de Roux, por causarem uma restrição do tamanho estomacal e um desvio no intestino, prejudicam a absorção de vários nutrientes essenciais para a saúde do paciente. Desse modo, tem-se a importância de um acompanhamento nutricional adequado, a fim de se obter uma prescrição de suplementos adequada para suprir tais necessidades.

Dentre os principais nutrientes que requerem suplementação após a cirurgia tem-se as proteínas, o cálcio, a vitamina D, o ferro para mulheres em idade fértil e o polivitamínico. Lembrando que a suplementação varia no caso de pacientes em situações especiais, como gravidez e pré-operatório de cirurgia plástica.

Ainda, tal acompanhamento é de extrema importância para otimizar a perda de peso no primeiro ano de cirurgia e garantir sua manutenção nos anos posteriores. Diversos estudos feitos em nossa instituição provaram que a ingestão alimentar e o acompanhamento nutricional são peças chave para garantir uma adequada perda de peso e impedir um reganho exagerado no futuro. Sabe-se que as principais causas de reganho de peso após a cirurgia são maus hábitos alimentares e ausência de atividade física. Por esses motivos, não deixe de se consultar com uma equipe de nutrição que entenda de cirurgia bariátrica.

Untitled Document
Centro Clínico Via Brasil: SEPS 710/910, Salas 337 / 339 - Brasília - DF. Segunda à Sexta das 08:00h às 18:00h. Tel.: +55 61 3242-7542 / 61 3442-8337 / 61 3442-8389