Alimentação após a Cirurgia

No período pós-operatório

Neste período, suas visitas à nutricionista serão mais frequentes. Você deverá visita-la com 1, 2, 3, 5, 7 e 9 semanas de pós-operatório. Após este período, suas visitas serão mensais e, em longo prazo, estas serão mais espaçadas de acordo com a evolução de cada paciente.

Terminada a cirurgia, a dieta será liberada a critério do cirurgião e será iniciada uma fase de cuidados dietéticos pós-operatórios, a fim de facilitar sua cicatrização cirúrgica e repouso do trato gastrointestinal.

A cada semana, sua dieta será evoluída. No primeiro mês, aos poucos serão inseridos na sua dieta caldos de vegetais, gelatina, sopas liquidificadas, suplementos de proteína e polivitamínicos. Após 28 dias de cirurgia, você poderá ingerir uma variedade maior de suplementos (em cápsulas) e ter uma dieta com alimentos de consistência branda, com restrição de alimentos integrais, cascas de frutas, carnes duras e saladas cruas, o que será introduzido na sua dieta na 7ª semana após a cirurgia.

Após este período, em que será iniciado o consumo de uma dieta de consistência normal, as consultas com a nutricionista te auxiliarão a perder o peso em um ritmo saudável, para que a % de perda de excesso de peso (%PEP) favoreça a sua saúde e manutenção da massa magra. Periodicamente, você deverá repetir o exame de Bioimpedância elétrica a fim de avaliar a qualidade da sua perda de peso, tentando sempre preservar a sua massa muscular.

Alguns hábitos deverão fazer parte de sua vida:

- Evitar sucos, refrigerantes e bebidas alcoólicas;

- Prática regular de atividade física;

- Ingestão dos suplementos prescritos pela nutricionista/cirurgião: suplemento de proteína, polivitamínico e polimineral, cálcio com vitamina D, suplemento de ferro (caso você seja mulher e tenha regras), vitamina B12, óleo de linhaça e outros suplementos caso haja uma necessidade específica;

- Priorizar o consumo de alimentos ricos em proteína;

- Evitar beliscar alimentos ao longo do dia, principalmente os ricos em carboidrato;

- Ingerir pelo menos 2 litros de água.

Untitled Document
Centro Clínico Via Brasil: SEPS 710/910, Salas 337 / 339 - Brasília - DF. Segunda à Sexta das 08:00h às 18:00h. Tel.: +55 61 3242-7542 / 61 3442-8337 / 61 3442-8389